Domingos Ailton na marcha global com um ativista do Greeenpeace e ao lado de Marcos Palmeira com um exemplar da Revista COTOXÓ.
O ambientalista, escritor e jornalista jequieense Domingos Ailton, secretário executivo do Grupo Ecológico Rio das Contas- GERC, participou ativamente de atividades e ações da sociedade civil na Cúpula dos Povos da Rio +20. Domingos Ailton esteve presente no lançamento da campanha pelo desmatamento zero manhã do dia 15 de junho, na tenda do Greenpeace na Cúpula dos Povos, que reuniu atores da sociedade civil organizada para dar voz à iniciativa popular para proteger de vez as florestas do Brasil.
Entidades tais como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), assim como o governo do Amapá e lideranças políticas de defesa do meio ambiente prestigiaram o debate e expuseram o quão importante é o Brasil ter uma um projeto de nação que acabe com o desmate. O PV (Partido Verde) anunciou que já está nas ruas coletando assinaturas.
“A campanha é uma resposta dos brasileiros à ofensiva em Brasília que acabou com o Código Florestal. Mostra também que as pessoas querem um futuro mais verde mesmo quando seus governantes decidem puxar o freio de mão e ignorar o que o mundo de fato necessita, como parece acontecer nestes dias no Rio”, afirma Marcio Astrini, da campanha da Amazônia do Greenpeace.
O projeto tem como objetivo recolher 1,4 milhão de assinaturas de eleitores brasileiros para levar, ao Congresso Nacional, um projeto de lei popular, nos moldes do Ficha Limpa. Até agora, mais de 334 mil já deram seu apoio, além de políticos, artistas, organizações sociais e ambientais.
Segundo Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Pró-Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), agora deve-se “aproveitar o momento desta campanha de coleta de assinatura para fortalecer os movimentos sociais. Estamos vivendo um refluxo: eles não estão tão fortes e combativos como tempos atrás. É hora de reerguer esta luta. Povo forte é um povo consciente e participativo.”
Domingos Ailton, que é fundadores do Grupo Ecológico Rio das Contas, foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama e participou da Eco-92 há 20 anos, esteve no centro das discussões da Rio Clima, evento paralelo à Rio+20, organizada pela Fundação Ondazul e coordenado pelo deputado federal Alfredo Sirkis (PV- RJ). Entre as principais recomendações elaboradas pelos participantes do Rio Clima, destacam-se a revisão das variáveis que compõem o Produto Interno Bruto (PIB), incluindo indicadores qualitativos relacionados ao desenvolvimento sustentável; o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis e a instalação de termômetros pelo mundo indicando diariamente a concentração de gás carbônico na atmosfera. A ex-ministra do meio ambiente Marina da Silva aproveitou para criticar a falta de propostas concretas na Rio+20. “Os apelos políticos de que não devemos ter expectativas altas são patéticos. O planeta está na UTI e estamos decidindo ficar até 2014 discutindo”, disse.
O ambientalista Domingos Ailton participou da programação cultural da Cúpula dos Povos recitando o poema de sua autoria, Consciência Ecológica, que completou 20 anos de sua criação, recebendo muitos aplausos da platéia. Ele esteve também nas atividades da Carta da Terra, que contou com importantes palestrantes de nomes consagrados no meio ambiental e artístico do mundo como o escritor Leonardo Boff, a ambientalista canadense Serven Suzuzi (que em 1992 aos 12 anos de idade emocionou a ONU ao discursar em defesa de ações efetivas para recuperar o planeta Terra e na Cúpula dos Povos, hoje com 32 anos de idade e mãe de dois filhos, fez um discurso poético, fazendo todos derramassem lágrimas), do professor Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire, da atriz Letícia Sabatela, membro da Humanos Direito, do senador Cristovo Buarque e da ex-senadora Marina Silva dentre outros.
A Revista Cotoxó, veículo que impresso totalmente em papel reciclado e que tem compromisso sócio-ambiental foi o único veículo da região de Jequié que cobriu a Rio +20. O jornalista Domingos Ailton distribuiu exemplares da revista para diversos participantes da Rio + 20 de vários regiões do Brasil e do mundo, a exemplo do ator Marcos Palmeira e da canadense Seven Suzuki.
Domingos Ailton concedeu entrevistas para emissoras de televisão como a TV Futura e participou de manifestações de protesto contra a falta de compromisso com a questões por parte dos governantes como a Marcha Ré e a Marcha Global. O ambientalista concorda com a opinião das ONGs ecológicas de que o documento final dos chefes de Estado da Rio + 20 “ foi muito fraco e não representou compromissos efetivos com a sustentabilidade do planeta Terra”.
No final de julho o GERC promoverá em Jequié uma exposição e um debate sobre os resultados da Rio + 20, oportunidade em que será lançada na cidade a campanha do desmatamento zero.