Projeto de Extensão:O Olhar Anuncia o Mundo

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 enfatiza a importância de vivenciar o conceito de Arte como experiência cultural e, assim, integrar temas que componham e perpassem as disciplinas de todas as áreas do currículo, inter-relacionando o acesso à apreciação interpretativa do patrimônio cultural da humanidade e à contextualização histórica, social, antropológica e/ou estética das Artes Visuais. Ao relacionar-se com a vertente intercultural, este Projeto e pretende ampliar espaços para o desenvolvimento da capacidade estética e crítica de professores e licenciandos de diversas áreas do conhecimento humano em movimentos de olhar, registrar e analisar fenômenos do cotidiano local e global, unindo temas que aprofundem percepções da experiência humana no mundo.  

A partir de tais premissas este projeto visa a realização de um processo vivencial no qual o olhar, exercitado no sensível encontro com as linguagens da Arte Educação, possa se ampliar no compartilhamento dialógico entre parceiros da experiência do ensinar e aprender. Seus sentidos devem ser compreendidos como prática acadêmica, extensionista, que interliga a Universidade às suas atividades de Ensino e de Pesquisa e sua operacionalização justifica-se pela ênfase dada à formação docente numa perspectiva praxiológica – como espaço de pesquisa, análise e experimentação reflexiva.

Estão previstas ações envolvendo as Artes Visuais – gráficas, fotografias, documentários, exibição de filmes seguida de comentários especializados e discussões, cenas e contextos vivenciais seguidas de mostras de materiais, além de sessões de documentários e/ou videoclips do Programa Arte na Escola e dinâmicas de grupo visando a expansão de conexões entre símbolos, fatos e fenômenos da vida. Estão previstos, ainda seminários temáticos e um simpósio sobre a capoeira na sua condição de patrimônio cultural brasileiro (IPHAN, 2008).

Pretende-se que este Projeto se concretize em 100 horas divididas em momentos presenciais (2 turnos semanais) e não-presenciais a serem combinados e transcritos para um cronograma, de acordo com as disponibilidades funcionais das pessoas inscritas.

 

Responsável: Professora Jussara Midlej – Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação e Pesquisa pela Université du Quebec à Chicoutimi, Especialização em Alfabetização e em Ludopedagogia. Licenciada em Pedagogia.

INSCRIÇÕES e maiores informações através do email: jumidlej@hotmail.com

Deixe um comentário