Últimos dias para exposição de catálogos em Ubaíra

Até sexta-feira, dia 7 (outubro, 2011) a população de Ubaíra e regiões circunvizinhas pode conferir a exposição do projeto Nosso Povo Nossa Gente: Riquezas do Patrimônio Imaterial de Ubaíra. O projeto foi um dos 72 vencedores dos Editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (IPAC). O investimento foi de R$ 20 mil destinados à preservação e difusão da memória de história dessa região, localizada a cerca de 270 km da cidade de Salvador. Aberta ao público interessado a mostra está instalada na Praça Senador Galrão, em Ubaíra.

 

A exposição utiliza-se de um catálogo com fotos, entrevistas, depoimentos e textos de reflexão. Os personagens são pessoas que marcaram a história de Ubaíra, como as professoras Kátia Assis e Maria de Jesus, o ferreiro Côco, ou até personalidades como Gomes, já morto, e que integrou o bando de cangaceiros de Lampião. Para elaboração do catálogo foi realizada grande pesquisa, aplicados questionários e realizadas entrevistas.

 

Os editais do IPAC integram as ações de política pública de Cultura da Bahia implantada desde 2007 e que já atingiu cerca de 200 municípios baianos, com recursos do Fundo de Cultura do Estado. Os 72 projetos dos editais do IPAC incluem livros, sites, CDs, DVDs, projetos arquitetônicos, como o do Forte de Monte Serrat em Salvador, e obras de restauração, como as que estão sendo feitas no Solar Barão de Jeremoabo, em Itapicuru, norte da Bahia.

 

“Os editais do IPAC contemplam projetos da sociedade civil para a preservação de bens culturais baianos reconhecidos oficialmente pelo Estado ou União”, explica o coordenador de Editais do IPAC, Layno Pedra. Segundo ele, de 2008 a 2010 o IPAC já investiu mais de R$ 2 milhões em editais, beneficiando dezenas de municípios baianos. Educação patrimonial, realização de inventários, registros de bens culturais, difusão e dinamização de patrimônios, são algumas das categorias contempladas.

 

“Ubaíra não tem livros ou catálogos que apresentem a história das pessoas que marcaram e continuam presentes no cenário cultural, social e político do nosso município, e por isso propomos o projeto que foi aceito pelo IPAC”, afirma a proponente Ana Lívia Bastos. As narrativas trazem temas como a história oral da região, a atuação do cangaço, a vivência da ditadura militar, o trabalho rural, a estrada de ferro dentre outros. O catálogo contribuirá ainda para a criação de um Museu da Pessoa, já que segundo Ana Lívia, não há registros de museus no território do Vale do Jiquiriçá.

 

“O público local se envolveu com a produção, impressão e todas as outras etapas da exposição”, conta Lívia. Para a organizadora, as pessoas se emocionam e agradecem a iniciativa por reforçar a auto-estima regional, o sentimento de pertencimento e as identidades culturais locais. “Todos estão sugerindo novos nomes para uma segunda edição”, diz Bastos.

 

HistóricoFundada em 7 de maio de 1885, distante cerca de 270 km de Salvador, o município de Ubaíra fica ás margens do Rio Jiquiriçá, num vale extenso entre o rio e as montanhas que contornam a cidade. Na arquitetura local sobressaem construções do século 18, 19 e 20, com exemplares de igrejas, sobrados e a ex-estação férrea de Nazaré, além das casas comerciais e residenciais. A principal atividade econômica é a agricultura com a produção de cacau, café, mandioca e cereais.

          

FOTOS anexas e no Flickr/SecultBA: http://www.flickr.com/photos/secultba/6198618364/in/set-72157627664297207/

Crédito Fotográfico obrigatório: Lei nº 9610/98

 

Assessoria de Comunicação – IPAC – em 04.09.2011  Jornalista responsável Geraldo Moniz (drt-ba 1498) – (71) 8731-2641 – Texto-base: estagiária Taiane Barros – Contatos: (71) 3117-6490, 3116-6673, ascom.ipac@ipac.ba.gov.br – www.ipac.ba.gov.br – Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba

admin

Um comentário em “Últimos dias para exposição de catálogos em Ubaíra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo