Três anos após a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude (2008), o governo federal organiza o segundo processo de debate com setores da juventude brasileira. Durante o ano de 2011 jovens dos quatro cantos do Brasil, das mais variadas formas de expressão e diversas realidades sociais, participarão de espaços de discussão e diálogo sobre suas necessidades e sobre o presente e futuro do país. O reconhecimento das demandas do segmento juvenil pelo Estado brasileiro foi inaugurado em 2003 e com a constituição da Política Nacional de Juventude em 2005 (criação da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude e do Projovem) demos o 1º passo para a construção de um novo lugar da juventude na agenda nacional, não mais vista como problema e sim como sujeitos de direitos.
A 2ª Conferência Municipal de Juventude será um grande momento para apontar os direitos assegurados na Emenda Constitucional 65, que incluiu a expressão juventude na Constituição Federal e a necessidade da aprovação do Plano Nacional de Juventude e do Estatuto da Juventude. Ambas as peças estão em tramitação no Congresso Nacional e precisarão da mobilização da juventude para serem aprovadas e qualificadas pelas deliberações da Conferência. A partir do tema geral da conferência: Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos, e tendo em conta o momento em que o país passa por um virtuoso crescimento econômico com distribuição de renda e consolidação da democracia, é preciso dar um novo passo e a juventude é parte fundamental nesse processo. Portanto, visamos fazer da 2ª Conferência Municipal um espaço de formação e experimentação de instrumentos de democracia participativa.
Em Jequié a Segunda Conferência ocorrerá dia 28 de julho, a partir das 08h no Auditório do IERP (Instituto de Educação Regis Pacheco) e está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Comissão Pró-Conselho Municipal de Juventude de Jequié-BA
.
PROGRAMAÇÃO
08h – Credenciamento
09h – Abertura
• Apresentação do Coral do Pró-Jovem
• Composição da mesa
09:30h – Apresentação Cultural – Maculelê
10h – Palestra: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos
Palestrante: Juremar de Oliveira [Presidente do Conselho Estadual da Juventude da Bahia]
11h – Eixos Temáticos [divisão dos grupos e explicação da metodologia de trabalho]
12h – INTERVALO
13:30h – Eixos Temáticos [discussões nos grupos]
Eixo I – Direito ao Desenvolvimento Integral
Palestrante: Maicelma Maia Souza [Pedadoga]
Eixo II – Direito ao Território
Palestrante: Matheus Gomes Oliveira [Advogado]
Eixo III – Direito à Experimentação e qualidade de Vida
Palestrante: Leonardo Resende [Pedagogo]
Eixo IV – Direito à Diversidade e à Vida Segura
Palestrante: Naionara Maia Souza [Professora]
Eixo V – Direito à Participação
Palestrante: Fábio Mansano de Mello [Sociólogo]
16h – Apresentação Cultural
16:15h – Plenária – Apresentação das discussões dos Eixos / Eleição dos Delegados para a etapa estadual
17:30h – Ence